Arquitectura Técnica

Introdução

O INDEX RERUM é um software de inventário, de gestão e de divulgação de colecções museológicas e outro qualquer património cultural (móvel ou imóvel, tangível ou imaterial), que cumpre todas as definições e exigências da Lei nº 47/2004, de 19 de Agosto (Lei Quadro dos Museus Portugueses), bem como propõe ainda uma série de funcionalidades e módulos para além dessas exigências.

O INDEX RERUM pode ser empregue para o inventário, a gestão de colecções e a divulgação de qualquer tipo de acervo museológico ou de património material ou não-material, sendo, para esses efeitos, completamente parametrizável em função das características das colecções, acervos ou conjuntos patrimoniais em causa. O INDEX RERUM está concebido para ser empregue nas funções científicas e profissionais de instituições museológicas e também no fornecimento de acesso público às informações que o administrador do sistema houver por bem.

É, assim, um sistema integrado, onde todas as funções museais estão previstas, incluindo a possibilidade de criar exposições virtuais, e visitas guiadas.

O INDEX RERUM utiliza um Modelo Conceptual de Referência baseado na norma ISO 21127 proposta pelo CIDOC-ICOM (International Committee for Documentation of the International Council of Museums).
A versão de base do Index Rerum disponibiliza a interface em três idiomas, Português, Inglês e Castelhano, sendo possivel a inclusão de tantos idiomas quantos os desejados.